Repetindo, o filósofo Edgar Morin, pai do pensamento complexo, disse, neste programa Roda Viva do ano 2000, que é preciso “nunca perder a racionalidade, mas, também, nunca perder o sentimento, sobretudo o amor”. Trata-se do embate diário dos gestores nas empresas, entre números (cálculo, como diz Morin) e pessoas, não?
- O saber das cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
- O saber dos princípios do conhecimento pertinente.
- O saber ensinar a condição humana.
- O saber ensinar a identidade terrena.
- O saber enfrentar as incertezas.
- O saber desenvolver a capacidade de compreensão.
- O saber da ética do gênero humano.
http://www.hsm.com.br/blog/2010/09/post-it-de-domingo-edgar-morin-razao-e-emocao/
O objetivo deste blog é basicamente compartilhar e socializar o que pesquiso e faço na área da educação voltada à emoção humana e à formação integral do ser, tendo como grande inspiração e referência Edgar Morin, e do qual inicio com uma pequena frase sobre o papel da educação: "O papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo". (Edgar Morin)
EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL
Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla fece do erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão. O reconhecimento do erro e da ilusãao é ainda mais difícil, porque o erro e a ilusão não se reconhecem como tal."Edgar Morin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É NECESSÁRIO ENTENDER A EDUCAÇÃO DO FUTURO SEM INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, APENAS ORIENTAR E DEIXAR QUE A CRIANÇA SE DESENVOLVA POR SI.
ResponderExcluir